Fidget Toys: por que as crianças gostam tanto?

Seus filhos também estão interessados pelos Fidget Toys?


Você se pergunta se essas “manias” são saudáveis e positivas ou são somente “modismos” para possivelmente incentivar o consumo?

Os Fidget Toys são basicamente brinquedos sensoriais cujo manuseio e exploração podem estmular o bem-estar.

Por meio do toque e sons, assim como outros brinquedos e materiais sensoriais, é possível que eles auxiliem no alívio temporário da ansiedade e do estresse.

Além disso, a partir de seus sons, texturas e demais possibilidades de estímulos que propocionam, é possível que também auxiliem no desenvolvimento da práxia fina, destreza, concentração e entretenimento, não só para crianças como também para adultos e idosos.

Não há estudos científicos conclusivos sobre esse material específico, no entanto, são considerados como mais uma opção de ferramenta sensorial interessante. Isso porque, é muito comum que, tanto as crianças, quanto adolescentes, jovéns, adultos e idosos, realizem ações repetitivas em resposta a situações estressantes ou de ansiedade. Alguns roem as unhas, outros “cutucam” a pele, movimentam o cabelo, “batucam” em superfícies, mordiscam pontas de lápis, etc. Esses comportamentos muitas vezes são involuntários e nem sempre percebidos por quem os executa. Algumas vezes, eles podem até causar ferimentos (por exemplo, arrancar pedacinhos de pele dos dedos) e afetar a saúde. A hipótese é de que esse tipo de ação e comportamento sejam mecanismos de defesa utilizados pelo cérebro para “distrair” e “mudar o foco” do aborrecimento.

Por isso, esses brinquedos considerados “anti stress” podem ser bastente benéficos. Eles serviriam para substituir esses possíveis comportamentos nocivos e atuarem nos momentos de ansiedade e estresse.

Aliás, eles fazem parte de nossa vida ha muitos anos. Mais recentemente tivemos os spinners, mas massinhas de modelar, cubo mágico, ioiô dentre outros brinqueos e jogos que promovem esses padrões e ações repetitivas sempre estiveram presentes em nossas vidas e podem contribuir positivamente para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças e adultos.

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic